Jornal Simpatia

Caçapava & Região

30 anos da ONG ECOVITAL

A ONG Associação Eco Vital foi fundada oficialmente em 06 de março de 1991, com a denominação de Sociedade Eco Vital, conforme prerrogativas do Código Civil da época. A materialização desta ideia foi a partir de trabalhos em Fitoterapia que um dos fundadores, Orlando Batista Gomes, Técnico em Fitoterapia de formação criou junto com a Pastoral da Saúde na Comunidade da Paróquia São Pio X Igreja de São Benedito, a pedido do Frei Bruno. A Farmácia Fitoterápica foi criada para atender a comunidade carente e vulnerável através da oferta de tratamento alternativo e complementar, por meio de remédios naturais a base de Plantas Medicinais.

A história da Eco Vital está ligada a vanguarda de ambientalistas de Caçapava, que já na década de 1970 atuavam em ações contra instalação de indústrias potencialmente poluidoras, como a macabra “procissão dos ossos”, idealizada por Oscilio Ferraz para denunciar os riscos a saúde e a vida, devido a instalação da processadora de chumbo FAE. As ações de preservação junto a Serra do Palmital também foram marcantes até alcançarem a titulação de Reserva Ambiental, entre tantas outras atividades que ocorriam em paralelo no mundo quando se começou a voltar atenção ao esgotamento dos recursos naturais e modos de consumo.

A ONG Eco Vital é uma entidade do terceiro setor, não sectária e um movimento identitário de perfil institucional voltado para as causas da Preservação, Conservação e Recuperação do Meio Ambiente Ecológico. Para tanto, realiza e promove ações como: produção de plantas medicinais, mudas de árvores nativas da flora brasileira, elaboração e execução de projetos, fiscalização, informação e ofertas de denúncias junto aos órgãos competentes, promoção, realização e apoio a projetos, eventos, ações de educação ambiental, fomento crítico aos assuntos socioambientais, cidadania e direitos humanos por meio da mobilização social e todas e quais quer atividades ligadas a Ecologia. Contamos com um quadro de integrantes voluntários filiados, das mais distintas profissões, classes e posições sociais. Para ser um filiado da ONG, basta ter vontade, compactuar dos ideais coletivos e difusos da sociedade, estar de acordo e respeitar o Estatuto Social e Regimento Interno, preencher formulário de cadastro e o termo de voluntário. Não há restrição alguma quanto à etnia, gênero, orientação sexual, classe social, político partidário, religioso ou qualquer outra forma de discriminação para ser um Voluntário da ONG Associação Eco Vital.

Somos uma ONG de Base, independente, não possuímos nenhum vinculo financeiro ou de qualquer outra natureza com setores e poderes políticos, econômicos, que comprometa e corrompa os ideais desta entidade. Para a nossa manutenção contamos com a colaboração dos próprios voluntários e admiradores dos trabalhos que vem se realizando ao longo de seus 30 Anos de Fundação.

Estamos sediados à Rua José Luiz Franco de Almeida, 51, Bairro Jardim Primavera, Caçapava SP, à margem direita do Ribeirão dos Mudos em uma Área Institucional de 4000 m², concedida por meio do Decreto Municipal 667 de 13 de maio de 1992, onde hoje já está formado um horto composto por mais de 170 espécies arbóreas de grande relevância da flora nativa dos Biomas brasileiros e também algumas exóticas, compondo assim um banco de germoplasma para assegurar o fornecimento de sementes e, assim produzir novas mudas. Ainda possuímos canteiros de produção de plantas medicinais para servir aos projetos de Fitoterapia. Temos um Núcleo de Educação Ambiental, para expandirmos nossa oferta da prestação serviços à comunidade com ações em Educação Ambiental.