Jornal Simpatia

Caçapava & Região

Secretaria de Cidadania reforça ações para atendimento a pessoas em situação de rua

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social está realizando ações de abordagens a pessoas em situação de rua em Caçapava e se reunindo com representantes de diversos setores do município para planejar o atendimento a essa população.

Na última sexta-feira (12), profissionais da secretaria de Cidadania realizaram abordagens na região central. O objetivo é identificar e fortalecer vínculos para garantir o resultado da ação. Durante a abordagem é realizado cadastramento da população de rua para ofertar serviços de atendimento como albergue (casa de passagem) e Abrigo Temporário, além de apoio com a documentação extraviada, atenção à saúde e encaminhamento ao CAPS Adulto (Centro de Atenção Psicossocial), caso seja necessária internação devido ao uso de entorpecentes ou alcoolismo.

Na casa de passagem e no abrigo temporário as pessoas atendidas recebem alimentação e podem fazer higienização e passar por triagem social com técnicas da assistência social. Os profissionais fazem a triagem e viabilizam o retorno das pessoas atendidas para o seu município de origem.

Reunião - No último dia 3, na sede da Casa da Criança, ocorreu o primeiro encontro de rede para debater e planejar avanços para o cuidado com a população de rua do município.

O encontro foi organizado pela secretaria de Cidadania e Assistência Social e contou com a participação de representantes de setores como Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Albergue Municipal, Secretaria de Saúde (CAPs AD), Polícia Militar, CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), Secretaria de Obras (Departamento de Serviços Municipais e fiscais de conduta), Câmara Municipal e Sociedade Civil.

O objetivo do encontro foi apresentar a situação atual da população de rua da cidade e discutir a importância da rede de serviços para o desenvolvimento das ações necessárias para atendimento.

Mais informações: Tel. (12) 3652-9242 (Albergue Municipal)