Jornal Simpatia

Caçapava & Região

Enfermeiros relatam desconfiança na vacinação da Covid, devido a vídeos de profissionais mal-intencionados que circulam nas redes sociais

As equipes de enfermagem da vacinação contra a Covid-19 estão convivendo com a desconfiança dos familiares e acompanhantes dos idosos por conta de um vídeo que circula nas redes sociais e mostra um profissional (de outra localidade) aplicando vacina com seringa vazia ou sem apertar o êmbolo.

Devido a esse vídeo, muitas pessoas estão pedindo para fazer a gravação da aplicação do imunizante ou têm pedido que as vacinas sejam envasadas diante delas, o que causa um certo atraso, principalmente no sistema de vacinação do drive-thru.

De acordo com os profissionais que aplicam a vacina no drive-thru, o envasamento ou aspiração do imunizante não pode ser feito longe das caixas térmicas de conservação, sob o risco de perda ou inviabilização da dose por conta de alteração de temperatura. O acompanhante ou idoso que quiser, pode ir até os profissionais para verificar o envasamento.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde/ Vigilância Epidemiológica, entende a preocupação da população, mas ressalta que todo o sistema de vacinação está seguindo os melhores protocolos e afirma o compromisso com as boas práticas de saúde e a transparência nas ações.

A Vigilância Epidemiológica orienta e supervisiona diretamente as equipes de enfermagem responsáveis pelos postos de vacinação e reforça o respeito e o zelo desses profissionais com a saúde e o bem-estar da população.