Jornal Simpatia

Caçapava & Região

Secretaria de Educação prepara volta às aulas do Atendimento Educacional Especializado e acompanhamento multidisciplinar do NAI – Núcleo de Apoio à Inclusão

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Educação, está concluindo o planejamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e do acompanhamento multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) para a retomada das atividades.

O Atendimento Educacional Especializado é um serviço da Prefeitura que atende aproximadamente 75 alunos público-alvo da Educação Especial com o apoio de sete professoras especializadas. A Rede conta com o trabalho de uma equipe multidisciplinar no Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) com atuação institucional formada por psicopedagogas, psicólogas, fonoaudióloga e assistente social que acompanham aproximadamente 230 alunos.

O programa tem por objetivo identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

Para melhorar a interação com os pais e marcar o início do ano letivo, as professoras de Educação Especial estão produzindo vídeos e disponibilizando em WhatsApp para apresentação do trabalho.

Além disso, desenvolveram um questionário por meio da plataforma Google Forms que será encaminhado para que os pais respondam e, assim, os profissionais possam elaborar propostas pedagógicas de acordo com as necessidades dos alunos.

As professoras do Atendimento Educacional Especializado atendem em polos. São dois polos de atendimento na Educação Infantil: EMEI Profª Aurora Paes da Costa e EMEI Profª Lourdes Araújo Juliano de Almeida e seis polos do Ensino Fundamental: EMEF Edmir Viana de Moura, EMEF Dr. Raif Mafuz, EMEF Prof. Eliel de Almeida Martins, EMEF Profª Hermengarda Rodrigues Braga, EMEF Prof Lindolpho Machado e EMEF Prof. Aluísio França Barbosa.