Transparência e Respeito pelo Povo são compromissos assumidos pelos candidatos Henrique Rinco e Dr. Iuri Dair pela coligação PSDB/PSL em Caçapava

A cidade enfrenta desafios nas áreas da saúde, emprego e segurança.


Os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação (PSDB/PSL) Henrique Lourivaldo Rinco de Oliveira e Dr. Iuri Vieira Dair disputam as eleições em Caçapava. Outros 30 candidatos buscam uma vaga na Câmara de Vereadores. O mote da campanha é Transparência e Respeito Pelo Povo.  Henrique, de 57 anos, é comerciante, governou a cidade entre 2013 a 2016, foi vereador de 2009 a 2012 e diz que está bem mais preparado para enfrentar os desafios que virão.

De acordo com Henrique Rinco, os principais gargalos da cidade hoje estão na saúde, emprego e segurança. “Caso seja eleito a saúde será prioritária. Para se ter uma ideia, cerca de 40% dos pacientes de Caçapava estão sendo atendidos na UPA de Eugênio de Melo, em São José dos Campos. Com relação a segurança precisamos fazer um trabalho forte com o governo do Estado e mais a nossa Guarda Municipal. No que diz respeito a geração de emprego e renda o que falta é articulação”, explica. O primeiro passo já foi dado, já que Rinco é o autor da lei complementar nº 291, de 3 de maio de 2013, que institui o PRIDE (Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico do Município de Caçapava), formado por um conjunto de incentivos fiscais para atrair empresas que queiram se instalar na cidade. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e entre os benefícios que prevê estão:  doação criteriosa de área ( a doação tem que ser autorizada pela Câmara), isenção do pagamento do IPTU (Imposto  Predial e Territorial Urbano) até 15 anos, redução do ISS (Imposto Sobre Serviços) para 2% e devolução às empresas de parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), cobrado e repassado ao município. O PRIDE faz com que Caçapava passe a disputar investimentos empresariais em condições de igualdade com outras cidades.

Entre os grandes projetos de sua gestão anterior que o candidato pretende dar prosseguimento estão o do pólo industrial, iniciado em 2015, e a construção do anel viário, a médio e longo prazos.  Rinco conta com o apoio da prefeitura de São José dos Campos, do deputado federal Eduardo Cury e do governo estadual para viabilização dos mesmos. O candidato pretende repetir a política de concessão de reajuste dos servidores municipais, que na época do seu mandato chegou a quase 30%. Segundo ele, seu maior interesse é que  trabalhem motivados a serviço da população.

Também é importante relembrar que na época de Rinco Caçapava obteve a primeira posição nacional e estadual no ranking da transparência do Ministério Público Federal, dentro de um universo de 645 municípios avaliados, além de todas as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e pela Câmara Municipal.

Rinco conta com uma parceria extremamente importante para administrar a cidade. O Dr Iuri Vieira Dair, cirurgião renomado e experiente, com quase 30 anos de atuação em hospitais públicos e privados de Caçapava, Taubaté e São José dos Campos, poderá compartilhar toda a sua experiência com os funcionários da Saúde e de outros setores da Prefeitura. Segundo ele, entre os problemas que pretende solucionar estão a  grande deficiência no atendimento básico nos PSFs, além da fila de espera para atendimento especializado e cirurgias. “Eu e Rinco conjuramos dos mesmos ideais de honestidade e respeito ao dinheiro público. Somos de pensamentos muito diferentes, mas não sou centralizador, procuro tirar o melhor das pessoas que estão ao meu lado e isso ajuda a completar nossas deficiências. Dialogamos bastante e buscamos sempre um denominador comum”, afirma.

Os  dois candidatos pretendem dialogar bastante com a população para que possam saber das necessidades de cada região do município. Para eles bons políticos têm humildade para reconhecer que não sabem tudo e buscam sempre fazer o melhor.